Carregue aqui e peça orçamentos grátis!
Escolher Um Profissional

Quer fazer obras na sua casa de banho ou cozinha? Trocar o chão da sala? Instalar um toldo ou ar condicionado? Pintar o quarto de seu filho? Restaurar a fachada da sua propriedade? Necessita de um arquitecto ou de um decorador de interiores para o seu novo negócio? Construir a casa dos seus sonhos? Fazer mudanças? Contratar um serviço de limpeza profissional? ... Não interessa o que pretende fazer, o mais importante, e por vezes o mais difícil, é como encontrar um bom profissional ou uma empresa séria.

No MaiFix queremos ajudá-lo a encontrar os melhores profissionais e empresas para as obras e serviços que o seu lar ou empresa necessita. Como tal, vamos-lhe dar 10 dicas básicas para contratar correctamente um profissional, sem confusões ou custos adicionais:

 

1 – Saiba ao Certo o que Quer Fazer

A primeira coisa que deve ter em mente antes de começar qualquer projecto é ter bem claro o que quer fazer. Informe-se com antecedência de tudo o que puder. Por exemplo, se quer fazer obras, decida se será você quem comprará os materiais. Assim, os profissionais e as empresas poderão dar um orçamento o mais detalhado possível e sem surpresas. Evite todos os custos extras e sobretudo qualquer mudança no projecto uma vez que as obras já começaram. É quase certo que ficará mais caro e causará atrasos.

 

2 - Sem Pressa

A pressa sempre foi inimiga da perfeição. Além disso, os melhores profissionais e empresas estão sempre ocupados, têm um monte de trabalho porque todos querem que sejam eles que lhes façam o serviço. Ter muito trabalho pode ser um bom indicador de que está perante um profissional ou empresa séria e competente. Desconfie daqueles que lhe dizem que "amanhã mesmo" podem começar sem problemas um projecto de média ou grande dimensão. Sem dúvida alguma que vale a pena esperar algumas semanas para ter um bom profissional à frente do seu projecto, ainda para mais se for um grande projecto.

 

3 - Consiga Sempre Mais de Um Orçamento

A MaiFix sugere que consiga, pelo menos, 3 orçamentos para a sua ideia ou projecto. Deste modo poderá comparar preços, qualidades e o profissionalismo no tratamento e serviço que lhe prestaram antes de começar as obras. Distinga entre simples estimativas e orçamentos a sério. Estes precisam estar por escrito e todos os trabalhos e materiais que serão usados deverão estar perfeitamente detalhados. Desconfie dos preços baixíssimos porque pode acabar por lhe sair muito mais caro do que inicialmente previsto – lembre-se que “O barato, sai caro”.

 

4 - Verifique se o Profissional ou Empresa Está Vinculado a Alguma Associação

Os bons profissionais e empresas costumam pertencer às Associações Profissionais do seu sector. Em alguns casos talvez seja até obrigatório. Verifique se estão associados já que estas Associações costumam obrigar os seus membros a assumir um Código de Conduta ou mesmo determinados preços. Além disso, normalmente existem mecanismos para resolver qualquer eventual conflito que possa surgir e, desta forma, terá mais alguém a quem recorrer no caso de reclamação.

 

5 - Consiga Referências

Certifique-se, sempre que possível, que os profissionais que irá contratar fizeram anteriormente trabalhos similares e com a qualidade que espera ter no seu. Não hesite em pedir referências e compará-las. Na MaiFix os melhores profissionais e empresas têm ex-clientes satisfeitos que deixaram sua opinião. Desconfie sempre das opiniões que não pareçam feitas por particulares e onde tudo seja perfeito. Ainda que o nosso Departamento de Qualidade reveja todas as opiniões que são publicadas na MaiFix, pode acontecer que alguma tenha passado por válida quando na realidade é uma avaliação falsa. Um bom profissional ou empresa não terá muitos problemas em conseguir várias opiniões positivas pouco tempo após estar registado.

 

6 - Assine um Orçamento ou Contrato e Tenha Tudo Preparado

Comece apenas a obra ou o projecto quando estiver tudo assinado num orçamento ou contrato que detalhe com minúcia num ou vários documentos todos os trabalhos que serão realizados, a qualidade dos materiais, o preço, as condições de pagamento, o prazo, a garantia, etc. Um orçamento ou um contrato assinado é um documento que vincula ambas as partes e a troca de condições só é possível quando as mesmas estiverem de acordo e deixem isso por escrito.
Certifique-se também que tem as devidas autorizações. Por exemplo, se precisa de fazer uma obra e precisa contratar uma retroescavadora, é quase certo que precisará ocupar a via pública e portanto necessitará de uma autorização do órgão municipal apropriado. Ou, se quer fazer uma obra exterior e/ou de maior dimensão, então precisará pedir uma autorização para obras maiores ou menores no devido local para o efeito. Também é possível que necessite de um projecto técnico de um arquitecto ou de um engenheiro. Se vai modificar algum elemento comum do prédio, precisará pedir permissão ao condomínio. A empresa que for contratar pode ajudá-lo com os papéis e com todas as dúvidas que tenha quanto às autorizações, indicando-lhe o que precisa de fazer para poderem começar a obra ou o serviço.

 

7 - Certifique-se de que Tem Seguro

Todos os profissionais e empresas sérias têm seguros de responsabilidade civil para cobrir possíveis danos aos seus bens e aos dos seus vizinhos. Desconfie dos que não têm nenhum seguro. Em caso de acidente ou danos a terceiros pode ser você quem tem que suportar com as consequências.
Nas fichas das empresas registadas na MaiFix, verá que muitos profissionais activaram os Selos de Qualidade. Um deles é o Certificado Empresa Verificada. Ainda que verifiquemos que a empresa tenha os documentos em dia no momento da activação dos selos, recomendamos que confirme com o profissional se os documentos estão em dia antes de realizar o trabalho.

 

8 - Pagamentos Faseados

Nunca pague tudo de uma só vez e adiantado. Lembre-se do ditado: “Quem paga adiantado, fica mal servido”. Combine como será o pagamento realizado com o profissional ou empresa que contratar nas diferentes etapas do trabalho. Deste modo, poderá assegurar-se de que pagará por um serviço que lhe satisfez. Deixe sempre uma percentagem pendente para o final. Assegure-se de que as condições de pagamento estão reflectidas no contrato ou orçamento.

 

9 - Envolva-se nos Trabalhos

A melhor maneira das coisas saírem como quer é envolvendo-se de forma activa no trabalho a ser feito e falar frequentemente com o responsável pela equipa profissional. Não há nada melhor para evitar mal entendidos que uma comunicação aberta, frequente e com respeito entre as partes envolvidas. Se eles sabem o que quer e você sabe o que eles estão a pensar fazer, torna-se muito mais fácil não cometer erros que podem sair caro. Contudo, tenha sempre o bom senso de deixar os profissionais trabalharem pois se estiver constantemente a interromper, poderá ser frustrante.

 

10 - Garantia de Trabalho

Deve obter algum tipo de garantia da qualidade do serviço que será realizado e pelo qual pagou. Certifique-se de perguntar antes de começar e de que este ponto está bem esclarecido por escrito.